NODM

Em 11 de março de 1998 fomentou com alguns colegas a criação do Núcleo Orquidófilos de Domingos Martins e Marechal Floriano. O que o Sr. Roberto fazia sozinho, com este grupo passou a ter 14 aliados, hoje são mais de 200 sócios fazendo o trabalho de reintrodução de orquídeas em seu habitat natural.

Desde a criação do Núcleo, o Sr. Roberto participava das reuniões mensais, palestras, visitas a orquidários, viagens, exposições, eventos com stands de orientação para os cuidados que devemos ter com as orquídeas e conseqüentemente com a natureza. Ele incentivava as crianças e jovens Orquidófilos á continuação desta nobre, ecológica e gratificante tarefa.

O Núcleo de Orquidófilos faz um trabalho brilhante de Reintroduzir orquídeas e bromélias na natureza, uma maneira de devolver as espécies que foram retiradas do meio ambiente há anos atrás em desmatamentos e queimadas.  Este trabalho é realizado anualmente e em lugares como reservas, praças, públicas, condomínios e outros. Somente espécies nativas da região são reintroduzidas como: Cattleya warneri, Cattleya schilleriana, Cattleya schofieldiana, Laelia perrini, Laelia xantina, Miltônias, entre outras plantas que encantam seus apreciadores. Essas mudas são doadas por sócios e por laboratórios que alguns associados possuem e dedicam parte delas a esse trabalho.

O Município de Domingos Martins realiza anualmente a Blumenfest – Festa das Flores, o cultivo de flores sempre foi um costume adotado pelos habitantes desta simpática e acolhedora cidade capixaba que fica muito mais florida para a festa. Sua atração principal é a exposição de orquídeas, devido à qualidade de plantas expostas, mas de mil exemplares que abrilhantam o espaço e atraem turistas nacionais e internacionais.