Mitologia
De Orchis a Roberto Kautsky e ao Instituto Kautsky

Orchis, um jovem belo e sedutor foi assassinado pelas Bacantes, sacerdotisas de Baco, Deus do Vinho. Graças às preces de seu pai, Orchis teria sido transformado em uma flor que levou seu nome: ORQUIDEA, flor de sofisticada beleza, misteriosa, sensual e voluptuosa.
Por puro encantamento ou por sua grande biodiversidade, o município de Domingos Martins–ES, é um celeiro de orquídeas.

Roberto Anselmo Kautsky
Aqui nasceu e viveu Roberto Anselmo Kautsky, orquidófilo, bromeliófilo, autodidata, Doutor Honoris Causa pela Universidade do Rio de Janeiro e mais uma centena de títulos honoríficos. Um enviado dos Deuses para provocar paixões e promover o amor, pelas formas, cores e aromas das flores.
Saiba mais da vida do naturalista Roberto Anselmo Kautsky

Instituto Kautsky
O Instituto Kautsky é uma Associação sem fins lucrativos, cuja missão é promover a disseminação de conhecimentos e práticas que resultem na recuperação, preservação e proteção dos recursos naturais. Fundado em 2003, espelha-se nas atitudes do ambientalista Roberto Anselmo Kautsky, objetivando dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos por ele ao longo de 70 anos.
O foco da atuação do Instituto Kautsky atualmente é regional, com algumas ações de âmbito estadual.

Suas ações incluem:

  • proteção da flora, fauna e áreas naturais,
  • sensibilização da sociedade e
  • apoio a projetos de outras organizações.

Desde sua criação, o Instituto Kautsky desenvolve e executa projetos com objetivos relacionados ao meio ambiente em suas vertentes NATUREZA – HOMEM – SOCIEDADE.

Vamos refletir ……

A harmonia do homem com o meio ambiente depende de cidadãos sustentáveis e conscientes de seu papel.
As cidades sustentáveis dependem de indivíduos que interajam com o meio ambiente de forma consciente, sem provocar impacto, exercendo sua espiritualidade na busca da felicidade de todos.
Este cidadão estará em harmonia com o meio ambiente.

 

MISSÃO

“Buscar a harmonia do homem e o meio ambiente, pesquisando, promovendo e disseminando conhecimentos e práticas de recuperação, proteção e preservação dos recursos naturais”.

VALORES

Sustentabilidade: Atender as necessidades atuais, criando, produzindo e consumindo recursos de forma equilibrada, reduzindo impactos negativos e promovendo a melhoria da qualidade ambiental para as gerações futuras.

Cidadania: Realizar ações que contribuam para a construção do bem-estar coletivo, por meio da participação de indivíduos exercendo seus direitos e cumprindo suas obrigações diante da sociedade.

Amor à vida: Despertar e estimular o amor à natureza, através da sensibilização do SER humano em suas práticas diárias, tornando-o capaz de viver em harmonia com o meio ambiente.

Integridade: Agir com dedicação, honestidade, imparcialidade e respeito aos direitos do individuo e de instituições sociais, zelando pela preservação ambiental.

Transparência: Divulgar e disponibilizar publicamente os registros e resultados das ações, como instrumento de inter-relacionamento que permite conhecer e valorizar os esforços para mudar práticas em direção à sustentabilidade.

Parceria: Buscar, realizar e promover ações conjuntas que venham trazer resultados sócio-ambientais benéficos.

Alguns fatos que contribuíram para o alcance dos propósitos institucionais

  • Premiação em 2006 pela Abipet em São Paulo – Projeto “Reciclando com Cidadania”, considerado o melhor projeto de Educação Ambiental do Brasil;
  • Premiação em 2006 – Prêmio Ecologia no Estado do Espírito Santo – Projeto “Reciclando com Cidadania”;
  • Premiação em 2008 – Prêmio INOVES – Destaque práticas sustentáveis “Projeto Conhecer para Preservar”;
  • Premiação em 2010 – Prêmio Ecologia no Estado do Espírito –  Projeto “Conhecer para Preservar”;
  • Premiação em 2013 – Prêmio Ecologia no Estado do Espírito – Projeto “ Meu Ambiente”.
  • Parceria consolidada através de convênio assinado com o Ministério Publica Estadual, para desenvolver projetos sócio-ambientais;
  • Parceria com a Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo;
  • Parceria com Escolas Municipais, Estaduais e Particulares de Domingos Martins;
  • Gestão do Centro de Reciclagem com Educação Ambiental;
  • Gestão da Reserva Kautsky com aula de campo e pesquisas;

Logo-APR